Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de maio de 2010

VESÍCULA BILIAR E DUCTOS BILIARES

O exame radiográfico do Sistema Biliar envolve o estudo da produção, do transporte e do armazenamento da bile. A bile é produzida pelo fígado, transportada pelos vários ductos e armazenada na vesícula biliar. A compreensão do exame radiográfico do Sistema Biliar exige conhecimento da anatomia e da fisiologia básicas do fígado, da vesícula e dos ductos conectados.

O Fígado é o maior órgão sólido do corpo humano pesando cerca de 1,5 kg num adulto médio. É dividido em lobos. Lobo Direito (maior) separado do Lobo Esquerdo (menor), pelo ligamento Falciforme. Posteriormente ao Lobo Direito está o Lobo Quadrado e posterior a este, está o Lobo Caudado. A Veia Cava inferior contorna a superfície acima do Lobo Caudado. O Fígado produz de 800 a 1000 ml de Bile por dia. A principal função da Bile é auxiliar na digestão de gorduras.

A Vesícula Biliar é um saco piriforme composto de 3 partes: fundo, corpo e colo. Mede de 7 a 10 cm de comprimento e cerca de 3 cm de largura. Armazena de 30 a 40 ml de bile. Suas principais funções são: armazenar e concentrar a bile, e contrair quando estimulada.

Ducto Biliar Comum (Ducto Colédoco)

O Ducto Hepático, que se origina na parte inferior do Fígado, junta-se ao Ducto Cístico da Vesícula Biliar para formar o Ducto Biliar comum, que desce por trás da porção superior do Duodeno e da Cabeça do Pâncreas e entra na porção descendente do Duodeno. Em 60% dos indivíduos, o Ducto Biliar Comum se une ao Ducto Pancreático para formar uma passagem individual comum para penetrar no Duodeno. Esse canal curto e estreito torna-se um sítio de impactação de Cálculos Biliares. Alguns autores referem-se a essa passagem como Ampola Hepatopancreática ou um termo antigo, Ampola de Vater. Próximo à abertura terminal dessa passagem para dentro do Duodeno, as paredes contêm fibras musculares circulares denominadas Esfíncter Hepatopancreático ou Esfíncter de Oddi.

CONTINUA...